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Há cerca de 130 anos, os nossos bisavós brincavam com paus e pedras ou a fazer piqueniques no parque. Mas um senhor chamado Cassius Marcellus Coolidge estava a trabalhar arduamente para desenvolver o seu próprio estilo de arte.

É provável que não esteja familiarizado com o seu nome, mas de certeza que reconhece alguns dos trabalhos de Coolidge, especialmente uma série icónica de pinturas relacionadas com cães e poker.

As peças de arte em questão fazem parte da série “The Dogs Playing Poker” [Os Cães a Jogar Poker]. É um clássico de culto que mostra a personificação de um grupo de cães sentados numa mesa a jogar poker. E são estes os quadros dedicados ao poker que vamos discutir neste artigo. 

Graças às maravilhas da internet, conseguimos obter os quadros em DogsPlayingPoker.org.
 

Índice

  1. The Poker Game (1894)
  2. Poker Sympathy (1903)
  3. A Friend in Need (1903)
  4. Pinched with Four Aces (1903)
  5. A Bold Bluff (1903)
  6. Waterloo (1906)
  7. A Série Canina da 888poker


1: The Poker Game (1894)

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Este quadro, pintado em 1894, é a peça que deu início a toda a saga. Não era novidade ver artistas a personificar cães na tela desta forma. Mas existe um consenso de que o quadro de Sir Edwin Landseer de 1840, Trial by Jury, foi uma provável inspiração para esta obra de Coolidge.

De facto, Landseer parece ser o primeiro artista a apresentar cães num cenário relacionado com poker.

Trial by Jury mostra um grupo de cães num tribunal. Particularmente devido à mútua escolha de animal, é fácil perceber porque é que as pessoas fariam a comparação entre esta obra e as pinturas de Coolidge.

Ainda assim, os artistas têm duas abordagens muito distintas:

  • Trial by Jury é muito sério e sombrio
  • Um contraste direto face ao estilo mais brincalhão de Coolidge

A personificação de Coolidge é também muito mais exagerada do que a de Landseer:

  • Os seus cães estão sentados, a fumar e a beber whisky tal como pessoas. As suas posturas e expressões faciais são muito mais animadas.
     
  • Os cães parecem muito mais humanos do que aqueles presentes no quadro de Landseer. Nele, os cães estão sentados e deitados tal como cães que são, a transportar envelopes na boca e com um comportamento muito canino.

A diferença mais significativa é que Trial by Jury mostra cães a agir como humanos. Por outro lado, The Poker Game retrata pessoas que parecem cães.

Se for verdade que Trial by Jury foi uma fonte de inspiração para Coolidge, é claro que ele adicionou o seu próprio cunho.

No seu quadro, parece que o cão à direita está a deslizar um grande monte de fichas vermelhas. O seu adversário à esquerda está à espera para meter as fichas no meio com quads, uma mão que veremos bastante nesta coleção.

2: Poker Sympathy (1903)

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Dez anos após o primeiro quadro de Coolidge, o projeto seguinte estava pronto. The Poker Game era inicialmente uma peça autónoma. Mas ela levou a que uma companhia chamada Brown & Bigelow pedisse a Coolidge que pintasse uma série de quadros que eles poderiam utilizar para publicitar charutos em 1903.

Esta imagem, em conjunto com o resto dos quadros neste artigo, era uma das muitas na coleção.

É possível ver a ação entre dois Bulldogs numa altura em que o poker de Ases de um é destruído pelo straight flush do outro. A cena demonstra um autêntico cooler devido à loucura da mão e à forma como os cães estão sentados.

É como se um grupo de gangsters estivessem a preparar o ataque ao seu alvo – uma ideia que vemos noutro quadro da coleção.

  • Também podemos argumentar que este quadro representa claramente como as outras pessoas tendem a juntar-se à sua volta quando as coisas lhe estão a correr de feição no poker.
  • Estão à procura de conselhos ou a pedinchar por uma fatia do bolo, o que acontece frequentemente quando alguém está a ganhar.

De qualquer forma, o cenário é bastante familiar para os jogadores de poker. A bad beat! A representação do cão derrotado por parte de Coolidge é fantástica.

  • Já todos sentimos isto depois de uma bad beat;
  • O nosso estômago é absorvido à medida que nos deixamos deslizar pela cadeira abaixo, na esperança de que o chão nos engula;
  • Aquele sentimento de solidão e choque que faz com que os nossos membros deixem de funcionar;
  • Ficamos desajeitados e deixamos cair as cartas, fichas ou bebida.

Todos conseguimos simpatizar com este pobre Bulldog castanho.

3: A Friend in Need (1903)

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Este quadro é um dos mais famosos da coleção. É um exemplo perfeito da natureza maldosa que estes cães demonstram em todos os quadros. No mundo real, os cães não são famosos pela sua destreza. Mas aqui, vemos um bulldog de charuto na boca, a entregar um Ás por baixo da mesa ao seu companheiro de conspiração.

Uma das coisas mais emocionantes nesta coleção é a forma casual como Coolidge representa a batota. Nós temos acesso a uma visão dos bastidores de tudo o que se está a passar. Por isso, é fácil sentir que estamos envolvidos no golpe.

Isso banaliza um pouco a batota quando adicionamos o que se está a passar à noção hilariante de que um bulldog está a fumar um charuto e a beber whisky à medida que vai passando um Ás a outro cão com o seu pé.

Este sentido de humor é uma das forças motrizes por trás da popularidade destes quadros.

  • A malícia é algo sedutora. O uso de cães adiciona uma sensação adorável a toda a situação.
  • É um pouco como um bebé dizer um palavrão. Você sabe que é errado e que não deve ser encorajado, mas é demasiado engraçado e fofo para ficar chateado com ele.

Tal como Coolidge sem dúvida pretendeu, isto faz com que nos concentremos mais na comédia da situação. Ignoramos a magnitude daquilo que está a acontecer. Afinal, se víssemos isto na nossa poker night, o jogador seria, com certeza, banido para sempre.

Esta representação também pode ter algo a ver com o estado do poker em finais do século XIX quando estes quadros foram produzidos.

Também o vimos no quadro Poker Sympathy anteriormente, naquilo que parece um grupo de cães gangsters a preparar o baralho para tramar outro cão. Quase como um mecânico de cartas. O mesmo acontece noutro quadro desta série, Stranger in Camp, que aparentemente mostra um traficante de rua no lado direito do mesmo cooler. Suspeito, não é?

Lembre-se, o poker antigamente era completamente diferente da versão regulada por entidades competentes que domina a indústria hoje em dia. Tal como muitas entrevistas a Doyle Brunson confirmam, o poker era perigoso, mesmo em meados/finais do século XX.

Gangsters, traficantes e caçadeiras estavam todo o lado. A batota é algo que é sempre desaprovado. Mas o retrato de Coolidge sugere que era comum no século XIX.

Este estigma desprezível ainda existe fora do mundo do poker até certo ponto. Aqueles que não estão familiarizados com a indústria ainda associam o jogo aos gangsters armados que vemos nos filmes.

A motivação por trás do quadro de Coolidge sobre a integridade questionável do poker é um tópico para debate. Mas o que parece evidente é que, no mundo do poker para cães, não se deve confiar em Bulldogs. 

4: Pinched with Four Aces (1903)

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Este quadro mostra a polícia a invadir um jogo de poker. Mais uma vez, vemos um Bulldog com quatro Ases. Não é claro se a polícia está a invadir o jogo porque o mesmo é ilegal ou se estão a tentar prender o Bulldog. Mas os agentes estão todos a olhar para ele em específico.

Em todo o caso, parece que o cão em primeiro plano não planeia ficar por lá para descobrir o que se passa.

Já abordámos a representação da integridade do poker por parte de Coolidge. Mas este quadro é outro exemplo de como Coolidge alude à proeminência da desonestidade e corrupção no poker.

5: A Bold Bluff (1903)

Já tivemos a oportunidade de ver que Coolidge gosta de ter diferentes temas presentes no seu trabalho, como por exemplo:

  • Quads;
  • Bulldogs impertinentes;
  • Charutos (o que não é surpreendente devido ao patrocinador).

Mas ele eleva tudo isto a outro nível nos dois últimos quadros que vamos ver, que funcionam como um par.

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Graças ao título (e o quadro abaixo), podemos ver que a primeira pintura mostra um cão a deslizar um enorme stack de fichas pretas e brancas com um patético par de duques.

Considerando que há muitas cartas expostas, parece que a mão já terminou.

  • Talvez os outros jogadores estejam a questionar o agressor, a tentar descobrir se ele estava a fazer bluff ou não.
  • Mas é possível que o cão do meio esteja ainda a ponderar a sua decisão.

As expressões de raiva e suspeita espelham com precisão aquelas que você verá nos humanos em casinos trezentas ou quatrocentas vezes por sessão.

O olhar malicioso do Bulldog é incrível – é óbvio que lhe cheira a esturro.

Mas o nosso audacioso herói permanece imperturbável, sentado relaxadamente na sua cadeira tentando desesperadamente não revelar qualquer informação. É bom os cães não terem a capacidade de suar.

Com um título e ação claros, a imagem funciona como uma peça independente, o que é de se esperar. O quadro seguinte não foi pintado até três anos depois.

Mas a melhor coisa sobre este quadro é a forma como ele ganha vida ao o combinarmos com a sua contraparte de 1906, Waterloo.

6: Waterloo (1906)

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Uma sequela para Bold Bluff, Waterloo mostra as reações dos outros jogadores na altura em que o nosso herói mostra o seu bluff destemido e recolhe o pote. É seguro dizer que este cão ainda não foi castrado!

Como muitos de nós sabe, há poucos sentimentos piores no poker do que quando nos mostram um bluff. Apesar de você poder aprender a controlar o tilt na altura, dói sempre, independentemente do quão bom jogador é.

A questão dos bluffs é que eles provocam reações diferentes, geralmente ligadas ao quão diretamente você foi impactado.

  • Estar do lado errado de um bluff pode deixá-lo desde um pouco chateado a um autêntico lunático raivoso (desculpem o trocadilho);
  • Mas ser o bluffer vitorioso ou um admirador no rail, pode proporcionar um conjunto de emoções positivas.

Coolidge claramente percebe isto. Este quadro demonstra o leque de emoções que os bluffs proporcionam aos jogadores.

  • O olhar de raiva do Bulldog contrasta com a expressão de alegria do São Bernardo vitorioso;
  • O espanto do Collie que não participou na mão, contrasta diretamente com o choque demonstrado pelo cão imediatamente à sua esquerda.

É possível dizer muito sobre um jogador ao ver a forma como ele reage a um bluff.

Normalmente, associamos raiva pura a prováveis perdedores. Atribuímos uma reação mais calculada e reservada a quem tem uma compreensão mais profunda do jogo. Estes quadros fazem um ótimo trabalho a mostrar o quão poderosas são as emoções nas mesas.

Como o poker é muitas vezes visto como um jogo casual entre amigos, é fácil esquecer que o objetivo é destruir o nosso adversário. No final, tem sempre de haver um perdedor e todos estão a fazer os possíveis para garantir que não são eles.

O poker é uma guerra com cartas, o que torna o título do quadro particularmente inteligente.

Waterloo carrega conotações das brutais e sangrentas guerras Napoleónicas.

É um ótimo toque de Coolidge. Também não é por acaso, considerando que o quadro foi originalmente batizado de Judge St. Bernard Wins on a Bluff.

Em suma, é fácil ver porque é que esta coleção se tornou tão popular: de alguma forma, é fácil relacionar-nos com os quadros, que são cómicos e ridículos ao mesmo tempo.

A forma como o artista capta as emoções do poker tão perfeitamente sugere que Coolidge passou muito tempo nas mesas de poker. E é essa experiência que dá às pinturas aquele ar de autenticidade.

A Série Canina da 888poker

Aproveitamos este artigo para mostrar os nossos dotes fotográficos em forma de conclusão deste artigo.

Demos "trela" às imagens de poker mais icónicas e recriámos um grupo de imagens com base na série de pinturas de Coolidge.

As expressões quase humanas nos focinhos dum Jack-a-Poo, Golden Retriever, Staffordshire Bull Terrier e Rottweiler em supostos jogos de poker estão destinadas a garantir gargalhadas por parte dos jogadores de poker.

Veja a tentativa desesperada de parecer pouco interessado do Golden Retriever - seria de uivar aos céus fazer call naquela aposta. Sem hipótese, "Patas" na mesa, ganhamos nós! E, o Staffordshire Bull Terrier que parece que está prestes a dar à luz se for em frente com o call (eles geralmente fazem bluff sem nada, portanto...)

Veja em baixo as imagens desta série canina, perdão... clássica da 888poker:

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Amante e jogador de poker, Frederico traz temas de interesse sobre a modalidade para o nosso blog. Artigos sobre estratégia, dicas, notícias ou simples curiosidades marcarão presença assídua aqui, na 888Poker.