Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.


Razz poker é a versão lowball de Seven Card Stud. A ação flui de forma idêntica à de Seven Card Stud, tirando o ranking de mãos lowball.

Por este motivo, este jogo tem crescido a nível de popularidade ao longo dos anos – particularmente entre jogadores high roller. Também faz parte do calendário das prestigiantes World Series of Poker (WSOP) há muitos anos. É o R (Razz) dos torneios H.O.R.S.E.

Tenha em mente que, embora o Razz seja um jogo lowball, a classificação das mãos será diferente de alguns jogos lowball como o 2-7 Triple Draw.

Posto isto, vamos iniciar este artigo precisamente com o ranking de mãos básico de Razz.

Índice

  1. O Básico – Ranking de Mãos em Razz
  2. O Básico – Fazer Mãos em Razz
  3. Regras do Razz – Apostas Pequenas, Apostas Grandes e Antes
  4. Razz – A Ação na Terceira Street
  5. Razz – A Ação na Quarta Street
  6. Razz – A Ação na Quinta Street
  7. Razz – A Ação na Sexta Street
  8. Razz – A Ação na Sétima Street – O River
  9. Razz – As Opções de Aposta
  10. Considerações Adicionais

O Básico – Ranking de Mãos em Razz

Nem todos os rankings de mãos lowball são iguais. O sistema utilizado em Razz é idêntico à forma como as mãos são classificadas em Stud Hi/Lo, mas não é igual ao sistema utilizado em 2-7 Triple Draw.

Seguem as regras:

  • Ases são sempre baixos (ou seja, bons) em Razz;
  • Sequências e flushes não contam contra a nossa mão;
  • Pares contam contra a nossa mão (aplicado a todos os formatos lowball).

O nuts no Razz é, portanto, A,2,3,4,5 que é constituído pelas cinco cartas mais baixas do baralho. Na verdade, esta mão é tecnicamente uma sequência, mas tal é irrelevante em Razz.

A força das mãos low (baixas) (em todos os formatos) é determinada pelo valor da carta mais alta e não da carta mais baixa. Um erro comum entre os novatos é olhar para o valor da carta mais baixa em vez do valor da mais alta.

  • Jogador 1 – 2,3,4,5,6
  • Jogador 2 – A,2,5,7,8

Neste exemplo, o Jogador 2 pode, erradamente, achar que tem a melhor mão por segurar o Ás, que é mais baixo do que o duque do adversário. No entanto, o Jogador 1 é o claro vencedor deste duelo, porque a sua carta mais alta é uma Sena, mais baixa do que a carta mais alta do Jogador 2, um Oito (lembre-se, neste formato, mais baixo é melhor).

Aliás, as mãos são normalmente descritas pelo valor da sua carta mais alta. A mão do Jogador 1 seria normalmente descrita como um Six-low (Seis-baixo) enquanto a mão do Jogador 2 seria descrita como um Eight-low (Oito-baixo).

Em cenários em que ambos os jogadores tenham a mesma carta mais alta, o nome dado à mão inclui tantas cartas quanto as necessárias para determinar o vencedor.

Ex.: Eight-Seven low (Oito-Sete baixo), Eight-Seven-Five Low (Oito-Sete-Cinco baixo) etc.

O Básico – Fazer Mãos em Razz

Razz é um formato Stud, o que significa que não há cartas comunitárias (tirando uma excepção em específico caso o baralho fique sem cartas).

Aquando da última ronda de apostas, cada jogador na mesa terá recebido sete cartas. Os jogadores são livres de selecionar as melhores cinco cartas de entre as sete para construir a sua mão.

Apesar de todas as nossas sete cartas nos pertencerem, é crucial diferenciar entre upcards e downcards. As downcards são apenas visíveis para nós (como as hole cards no Texas Hold’em). Três das nossas sete cartas serão downcards em Razz (e variantes Stud no geral). As restantes quatro cartas serão upcards, o que significa que são visíveis para toda a mesa.

Apesar das upcards pertencerem exclusivamente a cada um dos jogadores individualmente, são quase como uma janela para o tipo de mão que os nossos adversários poderão ter. Na ronda de apostas final, seremos capazes de ver quatro das sete cartas de cada um dos nossos adversários.

As upcards dum jogador em Razz (e Stud) são tipicamente referidas como a sua board. A força da nossa mão deverá sempre ser considerada em relação à board do nosso oponente e quão provável é ele estar forte etc.

O formato da mão de cada um dos jogadores em variantes Stud é o seguinte:

d = downcard
u = upcard

(dd)uuuu(d)

Na primeira ronda de apostas (também conhecida por Terceira Street) os jogadores terão, então, duas downcards e uma upcard.

Regras do Razz – Apostas Pequenas, Apostas Grandes e Antes

Variantes Stud seguem uma estrutura completamente diferente à dos jogos como o Hold’em e o Omaha. Para começar, não há botão. Em vez disso, a ação é determinada pelo valor das upcards de cada jogador. Na primeira ronda de apostas, a mão mais alta (a pior) abre a ação enquanto que nas streets seguintes, é o jogador com a mão mais baixa (a melhor) a agir primeiro.

Antes de qualquer ação, contudo, é necessário colocar Antes no pot. Antes são, dum certo modo, similares às blinds em Texas Hold’em com a diferença de que todos os jogadores devem pagar a Ante em todas as mãos.

Os limites em jogos Stud normalmente incluem uma descrição do tamanho das Antes.

Ex.: Um jogo Limit Razz com limites €1/€2/€0.15

Repare que são utilizados três valores para descrever os limites dum jogo Razz (e também Stud). A aposta pequena, a aposta grande e a Ante, por esta ordem. A Ante é relativamente insignificante comparada às apostas pequena e grande. “Aposta pequena” e “aposta grande” são termos que se aplicam a qualquer jogo de poker que tenha uma estrutura de apostas limitada (jogos limit como, por exemplo, o Limit Hold’em).

  • Aposta Pequena – O tamanho padrão de aposta/raise num jogo com uma estrutura de apostas com um limite fixo.
  • Aposta Grande – O tamanho padrão de aposta/raise em certas circunstâncias, geralmente nas últimas streets.

Assim que todos os jogadores coloquem a sua Ante no pot, as cartas são distribuídas.

Razz – A Ação na Terceira Street

As streets (ou rondas de apostas) em variantes Stud são denominadas utilizando o número de cartas que cada jogador tem na street em questão. Portanto, a Terceira Street (independentemente de se tratar da primeira ronda de apostas) é denominada por “terceira” street porque cada jogador tem 3 cartas. 

Os jogadores recebem duas downcards seguidas de uma upcard.

Nesta altura, poderemos ver uma upcard por cada um dos nossos adversários na mesa.

As apostas começam com o jogador que tem a upcard mais alta (a pior, portanto).

Os Ases são sempre baixos, o que significa que um Rei é a pior upcard possível em Razz. Se dois jogadores tiverem uma upcard do mesmo valor (ex.: um Rei cada um), a forma de quebrar o empate tem como base os naipes. Tal será discutido no último capítulo deste artigo.

O jogador com a upcard mais alta (a pior) é forçado a pagar aquilo que é conhecido pelo “bring-in”. O valor do bring-in está algures entre o tamanho da Ante e o da Aposta Pequena. Utilizando como exemplo limites €1/€2/€0.15, um bring-in lógico seria de €0.40. É um valor fixo que faz parte da estrutura do jogo mesmo que nem sempre seja explicitamente listado como parte dos limites da mesa. Portanto, na verdade, há quatro valores que descrevem os limites dum jogo Stud/Razz: aposta pequena, aposta grande, ante e bring-in).

Após um jogador pagar o bring-in, a ação começa por ele.

Ele tem duas opções:

1. Check – O jogador elege apenas pagar o montante do bring-in. A ação procede na direção dos ponteiros do relógio. Os restantes jogadores terão de, pelo menos, igualar o valor do bring-in ou fazer fold.

2. Complete – O primeiro jogador a agir tem a opção de fazer raise (complete) à sua aposta para o tamanho da aposta pequena. Normalmente, um jogador fará isto em situações em que gosta da força das suas três cartas (similar a um open-raise no Hold’em). Os restantes jogadores terão de, pelo menos, igualar o valor da aposta pequena, fazer fold ou fazer raise.

Todas as apostas e raises na Terceira Street ocorrem em incrementos da aposta pequena.

Razz – A Ação na Quarta Street

Assim que a ação na Terceira Street termine, cada jogador na mesa recebe outra upcard, o que perfaz um total de quatro (duas viradas para cima, duas viradas para baixo).

Desta vez, a ação começa com o jogador que tem as upcards mais baixas (ou seja, as melhores).

Ambas as upcards são consideradas. Se dois jogadores têm um Ás (a melhor upcard possível), então a segunda carta é consultada para ver quem age primeiro.

Assim que o primeiro jogador a agir tenha sido determinado, começa a ronda de apostas.

Todas as apostas e raises na Quarta Street ocorrem em incrementos da aposta pequena.

Razz – A Ação na Quinta Street

É distribuída outra upcard para cada jogador na mesa perfazendo um total de cinco cartas (duas viradas para baixo, três viradas para cima).

Tal como na ronda anterior, a ação começa com o jogador que tem as melhores upcards.

Desta vez, a ação prossegue em incrementos da aposta grande.

Razz – A Ação na Sexta Street

Outra upcard é distribuída a cada jogador na mesa totalizando seis cartas para cada um (duas viradas para baixo, quatro viradas para cima).

A ação prossegue em incrementos da aposta grande.

Razz – A Ação na Sétima Street – O River

Eis que chega a altura de ser distribuída a última carta, desta feita virada para baixo. Assim, cada jogador fica com sete cartas (três viradas para baixo, quatro viradas para cima). Uma ronda de apostas final tem lugar em incrementos da aposta grande.

Caso haja mais do que um jogador com cartas no final da ronda de apostas, segue-se o showdown: os jogadores revelam a força da sua mão e a melhor vence o pot.

Razz – As Opções de Aposta

As opções de aposta em Razz são similares às da maioria das restantes variantes de poker.

Segue uma rápida recapitulação:

OPÇÃO DE APOSTA UTILIDADE
Check A ação passa para a nossa esquerda sem fazermos uma aposta. Apenas pode ser usado caso não tenha sido feita nenhuma aposta na ronda atual.
Apostar Nós fazemos a primeira aposta na ronda de apostas atual. Os outros jogadores têm de, pelo menos, igualar a nossa aposta, fazer raise ou ser forçados a fazer fold.
Fold Foi feita uma aposta na atual ronda de apostas e nós decidimos não igualar. Fazer fold significa desistir da nossa mão e de qualquer possibilidade de ganhar o pot.
Call Foi feita uma aposta na atual ronda de apostas. Fazer "call" significa igualar essa aposta e continuar na mão.
Raise Foi feita uma aposta na atual ronda de apostas e nós decidimos aumentar o tamanho dessa aposta. O apostador original terá de, pelo menos, igualar o montante do nosso raise ou será forçado a fazer fold.
Re-Raise Um jogador já fez um raise na street atual e nós decidimos fazer raise de novo. Quaisquer raises depois do raise inicial são denominados por "re-raises".

Tendo em conta que a maioria dos jogos Razz têm um limite fixo, o tamanho das nossas apostas ou raises é sempre baseado no tamanho da aposta pequena ou da aposta grande (qualquer que seja a que está a ser utilizada na street atual).

Considerações Adicionais

Desempate no Bring-in – Caso haja duas cartas altas de valor igual distribuídas na terceira street, a forma de decidir que jogador deve pagar o bring-in é priorizar certos naipes sobre outros. A ordem é a seguinte, do mais baixo para o mais alto:

Paus → Ouros → Copas → Espadas

A ordem não é aleatória. Se pensarmos nos nomes dos naipes em inglês (clubs, diamonds, hearts, spades), podemos verificar que estão organizados alfabeticamente.

Por isso, apesar de espadas ser considerado o naipe mais alto, o que procuramos é o naipe mais baixo possível quando estamos a jogar um jogo lowball.

Segue um pequeno exemplo:

Na Terceira Street:

Jogador 1: Upcard Rei de Copas
Jogador 2: Upcard Rei de Paus

Neste caso, o Jogador 1 tem de pagar o bring-in porque tem o naipe mais alto (o pior em Razz).

Desempate na Quarta Street – Empates na Quarta Street são, de alguma forma, raros porque significa que dois jogadores têm de ter duas cartas do mesmo valor.

Nesses casos, o naipe da carta mais alta (a pior) pode ser comparado para determinar qual dos dois lows é o melhor.

Na Quarta Street:

Jogador 1: 3e2o (terno de espadas, duque de ouros)
Jogador 2: 3c2p (terno de copas, duque de paus)

O Jogador 2 age primeiro porque o seu Terno é dum naipe mais baixo (melhor). Lembre-se, copas (hearts) valem menos do que espadas (spades). O que num jogo lowball, é melhor.

Lembre-se que na Quarta Street, a mão mais baixa (melhor) age primeiro, ao contrário do que acontece na Terceira Street onde a mão mais alta (pior) tem prioridade.

Ficar Sem Cartas – Razz é, normalmente, jogado com um máximo de 8 jogadores. Fazendo um cálculo rápido, compreendemos que se os 8 jogadores se mantiverem na mão até ao river, serão necessárias 56 cartas para distribuir 7 a cada um. Com apenas 52 cartas num baralho normal, isto obviamente não funcionará. 

Nestas circunstâncias, os jogadores não recebem sete cartas cada um. Em vez duma sétima carta, uma única carta é retirada do baralho e colocada no centro da mesa servindo de carta comunitária, que todos os jogadores podem usar para construir uma mão de cinco cartas.

Este cenário quase nunca acontece, já que é muito pouco comum tantos jogadores decidirem não fazer fold nas streets iniciais. Pense nisto como um jogo de Hold’em. Quantas vezes viu 9 jogadores em simultâneo chegar ao river? Muito provavelmente, zero. Seria exatamente a mesma coisa que 8 jogadores chegarem a este ponto numa mão de Razz.

Limites – Numa estrutura com limites fixos, existe um número máximo de vezes definido para quantas vezes os jogadores podem fazer raise em cada street. Estes limites são denominados por “limites de apostas”.

Apesar desta regra poder variar dependendo do local onde joga, o limite normalmente aceite em jogos limit é de uma aposta e três raises por street.

Por exemplo, na Quarta Street:

O Jogador 1 aposta;
O Jogador 2 faz raise;
O Jogador 1 faz re-raise;

O Jogador 2 faz re-raise.

O Jogador 1, agora, apenas tem a opção de fazer call ou fold. Devido ao limite de apostas, fazer um novo re-raise já não é possível.

Obviamente, assim que os jogadores passem a uma nova street, o limite é reposto.

Empates em Showdown – Apesar dos naipes serem utilizados para determinar quem age primeiro em cada street, são ignorados em showdown. Se dois jogadores tiverem a mesma mão, o pot é dividido, independentemente dos naipes envolvidos.

Amante e jogador de poker, Frederico traz temas de interesse sobre a modalidade para o nosso blog. Artigos sobre estratégia, dicas, notícias ou simples curiosidades marcarão presença assídua aqui, na 888Poker.