Terminologia do poker

Agora que resolveu aprender a jogar póquer online, tem de se familiarizar com os jargões usados! Alguns termos do póquer são óbvios, enquanto outros nem tanto. Por isso, criámos uma lista completa de termos de póquer que o vão ajudar a dominar a linguagem própria do jogo e jogar como um profissional!

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

A

Baixar a mão:

Quando um jogador desiste da mão.

Abrir:

Começar a apostar numa ronda de apostas.

Ação:

Um termo para 'aposta'. Iniciar as apostas também pode significar “Iniciar a ação”.

Aceitar:

Também conhecido como pagar.

All-in:

Quando um jogador coloca todas as fichas no pote. Continua a ser o Jogador ativo mesmo sem colocar mais fichas no pote no decorrer da mão.

Ante:

Uma soma inicial colocada no pote por cada jogador que deseja participar na mão.

Apenas pagar:

Pagar uma aposta sem aumentar.

Aposta ativa:

A aposta (ou seja, Apostas Blind, Apostas, aumentos).

Aposta atual:

Uma aposta ativa que os jogadores da mesa devem, ao menos, igualar para continuar na mão (por exemplo, Apostas Blind, Apostas, Aumentos).

Aposta inativa:

Uma aposta não ativa ou uma multa colocada no pote, não solicitada aos outros jogadores da mesa (por exemplo, se um jogador perder ambas as Apostas Blind, quando for sentar-se novamente deve colocar a Aposta ativa (pé) igual ao Big Blind e uma aposta perdida igual ao Small Blind).

Aposta obrigatória:

Uma aposta que inicia a primeira ronda de uma mão de póquer (ver 'Blind').

Apostar:

Colocar uma quantidade de fichas no pote.

Apostar o pote:

Apostar um valor igual ao pote.

Armado:

Uma mão formada por quatro cartas do mesmo naipe, como 3-4-8-10 de paus, mantidas na esperança de receber uma quinta carta do mesmo naipe (neste exemplo, outra carta de paus) para completar o Flush.

Armado para sequência:

Uma mão de quatro cartas que requer uma carta específica a mais, nalgum lugar do meio, para completar um Straight (ou seja, um 4-6-7-8, onde somente um 5 pode dar ao jogador um straight). É o contrário de 'Duas pontas', em que é necessária uma de duas cartas das pontas na mão para completar o straight.

Ás com rei:

Uma mão de póquer que contém ás e rei.

Ás maior:

Uma mão de póquer formada por um ás, sem Straight ou Flush.

Azarado:

Um jogador que está a perder um jogo.

B

Belly Buster:

Uma carta tirada e/ou recebida para um Inside Straight.

Big Blind:

Uma aposta inicial obrigatória, em jogos de Póquer Hold'em e Omaha , que é lançada pelo jogador duas posições à esquerda da Croupier, no sentido dos ponteiros do relógio. O big blind é igual ao limite mínimo de aposta da mesa. Por exemplo, numa mesa de €10-20, o big blind seria de €10.

Blind:

As apostas iniciais obrigatórias, colocadas no pote pelos primeiros dois jogadores à esquerda do Croupier, no sentido dos ponteiros do relógio, nos jogos de Póquer Hold'em e Omaha . Veja também 'Small Blind' e 'Big Blind'.

Bluff:

Continuar a apostar numa partida de póquer com uma mão fraca. A estratégia de bluff é normalmente utilizada para enganar ou intimidar os outros jogadores na esperança de convencê-los a 'desistir', permitindo ao jogador que fez bluff ganhar o pote.

Botão:

Um disco de plástico redondo com um 'D' no centro usado para representar/identificar a presente posição do croupier no jogo. Após cada mão, o botão move-se para a esquerda, no sentido dos ponteiros do relógio, para o próximo Jogador ativo sentado à mesa.

Botão de pausa:

Um disco colocado à frente de um jogador que deseja ficar fora de uma mão, mas permanecer no jogo.

Bullets:

Um par de ases.

Bump:

O mesmo que aumentar.

Buy-in:

O valor mínimo em dinheiro que um jogador precisa ter para sentar-se a uma determinada mesa de póquer.

Buy-In Mínimo:

O valor mínimo para participar num jogo.

C

Carta aberta:

Uma carta dada com a face voltada para cima.

Carta aberta:

Uma carta dada com a face voltada para cima.

Carta alta:

A carta mais alta da mesa, que é a menor classificação de mãos do póquer.

Carta chave:

Uma carta específica que dá ao jogador um grande jogo.

Cartas com figuras:

Cartas com figuras (valete, dama e rei).

Cartas da mão:

As cartas do jogador, dadas com a face voltada para baixo. Também conhecido como Cartas fechadas.

cartas de mão:

As cartas do jogador que estão viradas para baixo e não podem ser vistas pelos demais.

Carta para baixo:

Cartas de mão- cartas dadas viradas para baixo.

Cartas da comunidade:

As cartas colocadas viradas para cima no meio da mesa que podem ser vistas e partilhadas por todos os jogadores nos jogos de Póquer Hold'em e Omaha .

Cartas da mesa:

Refere-se às cartas comunitárias (consulte 'cartas da mesa') colocadas no centro das mesas de Póquer Hold'em e Omaha . 'Ver a mesa' significa ver as cartas visíveis na mesa. As cartas da mesa podem ser vistas e partilhadas por todos os jogadores.

Chamar:

Para pagar na ronda de apostas final quando achar, ou não, que tem a melhor mão.

Chances:

Normalmente, é importante avaliar o valor do pote ao decidir pagar uma aposta. Num jogo com um valor alto no pote, mesmo com uma mão medíocre, pode valer a pena pagar se houver uma pequena chance de chegar à melhor mão. Por outro lado, se o pote for pequeno, mesmo com uma mão razoavelmente boa, talvez não seja interessante pagar, pois o valor a ser ganho não vale o risco.

Classificação:

O valor de cada carta e mão.

Check-raise:

Quando um jogador pede mesa e, então, aumenta numa ronda de apostas.

Colocar:

Pôr fichas no pote (por exemplo, colocar as Apostas Blind.)

Começar a apostar:

Iniciar as apostas na primeira ronda de apostas da mão, ronda de apostas.

Compadrio:

Quando dois ou mais jogadores conspiram para fazer batota num jogo de póquer.

Conduzindo:

Apostar ou aumentar de forma a expulsar os jogadores cujas mãos podem melhorar, se ficarem no jogo.

Conservador:

Uma estratégia na qual se joga como se tivesse uma mão fraca, na esperança de enganar os outros jogadores. Quando se tem uma mão muito forte e aposta e aumenta de maneira agressiva, os outros jogadores podem desistir, deixando apenas um pequeno pote. Por outro lado, quando se age de maneira conservadora, simplesmente a pedir mesa ou a pagar, os outros jogadores acreditam ter uma chance de vencer e ficam no jogo por mais tempo, deixando um pote maior.

Continuar:

Quando um jogador permanece no jogo a pagar, em vez de aumentar.

D

Damas:

Duas damas.

Dead Man's Hand:

Dois pares - ases e oitos (supostamente, Wild Bill Hickock levou um tiro pelas costas ao jogar esta mão).

Croupier:

O jogador que dá as cartas, de maneira real ou representativa, para os outros jogadores na mão de póquer.

Desistir:

Sair de uma mão no meio do jogo, desistindo das fichas (se houver) colocadas no pote até então.

Duques:

Um par de dois.

Dividir:

Voltar as Apostas Blind aos jogadores que as lançaram, quando nenhum outro jogador decidir pagar na primeira ronda de apostas de um jogo de póquer. O jogo irá, então, para a próxima mão. Também conhecido como 'dividir o pote'.

Dividir:

Um empate.

Dois pares:

Uma mão formada por dois pares diferentes.

Dois pares de ases:

Uma mão de póquer de cinco cartas que contenha dois pares, um dos quais é de ases.

Doyle Brunson:

Uma mão de Póquer Hold'em formada por 10 e 2 (Brunson venceu o campeonato mundial dois anos consecutivos na mão final com estas cartas).

Duas pontas:

Quatro cartas consecutivas, como 5-6-7-8, que permitem ao jogador completar um straight se receber uma carta que se encaixe numa das pontas da mão atual (neste caso, 4 ou 9).

E

Baralhar:

Misturar as cartas do baralho.

Esconder:

Descartar ou desfazer-se das cartas da mão. Também se refere a uma pilha de cartas que já não está em jogo.

Estrutura:

Limites predeterminados de um jogo, normalmente estipulados em relação aos valores de blinds/ante, apostas e ao número permitido de aumentos por ronda de apostas.

F

Fifth Street (última carta):

A quinta Carta Comunitária, virada no centro da mesa, em um jogo de Póquer Hold'em ou Omaha. Esta carta é normalmente chamada de 'river.'

Figuras:

Rostos ou cartas com figuras (valete, dama e rei).

Flop:

As três primeiras cartas da mesa viradas, colocadas ao centro da mesa, num jogo de Póquer Hold'em ou Omaha.

Flush:

Uma mão de póquer formada por 5 cartas do mesmo naipe, por exemplo, 3-4-8-10-K de espadas.

Fora:

Ficar fora da mão, mesmo estando sentado numa mesa de póquer.

Fourth Street:

A quarta Carta Comunitária, virada no centro da mesa, em um jogo de Póquer Hold'em ou Omaha . Essa carta é normalmente chamada de 'turn.'

Full de ás:

Uma mão de póquer de cinco cartas que contenha um Full House formada de três ases e qualquer par.

Full House:

Uma mão de póquer formada por três cartas iguais de um tipo e duas de outro, como 7-7-7-5-5.

G

H

Heads-up:

Quando um jogo de póquer foi reduzido a apenas dois jogadores.

Hold'em:

Jogo de póquer também conhecido como Texas Hold 'em, no qual os jogadores recebem duas cartas viradas para baixo e cinco cartas da mesa viradas. Veja a descrição completa do jogo na secção Regras de jogo de póquer poker.888.pt .

I

Igualar:

Igualar o valor da última aposta feita.

J

Jogada sem sorte:

Quando uma mão é derrotada por uma jogada de sorte.

Jogador ativo:

Qualquer jogador que estiver a participar na mão atual.

Jogar com a mesa:

Em jogos com flop quando as cinco melhores cartas da sua mão são todas cartas da mesa.

Jogo fraco:

Um jogador que joga pouco nos potes. Um 'jogo fraco' se refere ao jogo com pouca ação.

Jogos com flop:

Jogos de póquer (Hold'em e Omaha) jogados usando cartas da mesa viradas, as quais são dadas viradas para cima no centro da mesa.

K

Kick:

O mesmo que aumentar.

Kicker:

  1. No Póquer Draw, uma única carta mantida juntamente com um par na tentativa de formar dois pares. Por exemplo, manter 3-3-K e pedir duas cartas adicionais alternativas na tentativa de obter um 3 (para trinca) ou outro rei (para dois pares, reis altos).
  2. No Póquer Hold’em, a carta mais alta mantida entre dois jogadores que possuem pares iguais. Por exemplo:
    1. As cartas da mesa são A-10-8-5-2.
    2. O jogador 1 tem A-J na mão.
    3. O jogador 2 tem A-Q na mão.

Cada jogador tem um par de ases; no entanto, o jogador 2 tem um desempate de valor mais alto e ganha o pote.

Knock:

Pedir mesa.

Kojak:

Uma mão que contém um rei e um valete.

L

Largar:

Desistir de uma mão.

Leva tudo:

Ganhar o pote inteiro.

Limp in:

Colocar fichas no pote a fim de pagar em vez de aumentar. (Normalmente, um 'Limp in' acontece quando a primeira pessoa fala ao pagar o Big Blind.)

Limper:

O primeiro jogador, na primeira ronda de apostas, a pagar as apostas blind.

Lista:

Uma Lista de espera na qual os jogadores colocam o nome para jogar numa mesa assim que houver lugar disponível. Os jogadores são avisados quando um lugar está disponível na mesa e é a sua vez de ocupá-lo.

Lista de espera:

Uma lista na qual os jogadores colocam o nome para jogar numa mesa assim que houver lugar disponível. Os jogadores são avisados quando um lugar está disponível na mesa e é a sua vez de ocupá-lo.

M

Maluco:

Um jogador agressivo que joga muitas mãos.

Tolo:

Um jogador que usa todas as fichas no ante.

Mão:

As cinco melhores cartas de um jogador.

Mão boa:

Uma mão relativamente sem importância, mas com possibilidade de se tornar uma mão forte. Os tipos mais comuns de mãos boas são Straight de quatro cartas e Flushes de quatro cartas.

Mão chave:

Numa sessão ou num torneio, a mão que marca um ponto de mudança para o jogador, para melhor ou pior.

Mão forte:

Uma mão já perfeita que não precisaria de mais nada para melhorar seu valor. Straight, Flushes de quatro cartas, Full Houses, Quadra e Straight Flushes são considerados mãos fortes.

Mão viva:

Uma mão que ainda tem potencial para ganhar o pote.

Mostrar:

O encerramento da ronda final de apostas, quando todos os jogadores ativos revelam suas cartas para determinar quem ganhou o pote. No póquer online, o vencedor da hora da verdade é determinado automaticamente.

Monstro:

Uma mão importante ou de valor muito alto. Num torneio, um jogador que acumula muitas fichas depois de ter uma pequena pilha é chamado de monstro.

Monte:

Uma pilha de fichas.

N

Naipes:

Espadas, copas, ouros e paus. Na maioria das formas de póquer, os naipes não têm importância. No final de uma mão de póquer, se os jogadores tiverem cartas idênticas, suas mãos serão consideradas iguais, independentemente do naipe, e eles dividirão o pote.

Naipes diferentes:

Cartas de naipes diferentes.

Não fecha:

Ter uma mão boa sem receber a carta necessária para melhorá-la. Por exemplo, ter 4 cartas de espadas esperando um Flush, mas receber copas como carta final, pode-se chamar de 'perder a mão boa'.

O

Póquer Omaha:

Um jogo de póquer com cartas da mesa , semelhante ao Texas Hold'em. No Póquer Omaha, cada jogador recebe quatro cartas próprias (e não duas como no Texas Hold'em), mas ao contrário do Hold'em, em que os jogadores podem optar por jogar com nenhuma, uma ou duas cartas da mão, no Omaha devem usar as duas cartas. O Póquer Omaha normalmente é jogado numa versão póquer hi-lo.

Opção:

Uma opção é uma aposta blind ativa feita antes das cartas serem dadas. Se ninguém aumentar, o jogador com a 'opção' (pé) poderá aumentar.

Opção:

Quando um jogador faz uma aposta blind e tem, então, permissão para aumentar, mesmo que os outros jogadores não aumentem. Este termo também é conhecido como 'opção'.

P

Par:

Duas cartas do mesmo tipo; por exemplo: dois setes ou dois reis.

Par aberto:

Um par dado com a face voltada para cima.

Par baixo:

Quando um jogador usa a carta mais baixa no flop para criar um par com uma das suas próprias cartas.

Par de ases:

Dois ases.

Par de ases:

Cartas da mão ou cartas fechadas que contêm um par de ases.

Par de cinco:

Um par de cincos.

Par de reis:

Dois reis.

Par de sete:

Um par de setes.

Par de três:

Um par de três.

Par maior:

Em jogos com flop, quando um jogador forma um par com uma das suas cartas viradas para baixo e a maior das cartas da mesa ou cartas viradas para cima.

Par médio:

Em jogos com flop , quando um jogador forma um par usando uma das cartas da mão e a carta do meio do flop.

Passar:

Para pedir mesa ou passar a opção de apostar/aumentar para o próximo jogador em uma ronda de apostas.

Passar:

Não apostar na ronda de apostas inicial e passar a opção para o próximo Jogador ativo. Após a aposta inicial de uma ronda de apostas, os jogadores já não têm a opção de pedir mesa e só podem pagar, aumentar ou desistir (ver abaixo).

Patinhos na lagoa:

Um par de dois.

Playback:

Para aumentar ou subir a aposta de outro jogador.

Póquer:

Quatro cartas do mesmo número ou valor ('Quadra').

Póquer sem limite:

Uma variedade arriscada do póquer na qual qualquer jogador pode apostar quantas fichas quiser.

Pote principal:

O pote central. Qualquer outra aposta será colocada num pote lateral e será disputada pelos jogadores restantes. Os potes laterais surgem quando um jogador está em All-in .

Posição intermediária:

A posição de um jogador numa ronda de apostas, alguém entre a posição inicial e o pé (normalmente considerados o quinto, o sexto e o sétimo lugares à esquerda do Croupier).

Póquer com limite:

Uma variedade comum do póquer, na qual os valores das apostas são predeterminados. Por exemplo, num jogo de €10-20, apostas e aumentos estão limitados a €10 nas rondas iniciais e €20 nas rondas finais.

Póquer com Jackpot:

Uma forma de póquer na qual se paga um Jackpot a qualquer jogador que não ganhe o pote mesmo tendo uma mão de valor bem alto (normalmente, Full House de ás ou algo melhor).

Póquer Hi-Lo:

Qualquer jogo de póquer no qual o pote é dividido entre as mãos mais altas e mais baixas. É possível ter uma mão vencedora de ambos; por exemplo A-2-3-4-5 é um straight, mas é também (na maioria dos jogos de póquer hi-lo considerada a menor mão possível. Em alguns jogos de póquer hi-lo , a menor mão possível é A-2-3-4-6 e, noutros (embora isso aconteça normalmente nos jogos apenas 'lo'), a menor mão possível é 2-3-4-5-7 (pois essa mão não contém um ás).

Póquer pote com limite:

Uma variedade arriscada do póquer na qual qualquer jogador pode apostar no máximo o valor atual do pote.

Posição:

Importante estratégia do póquer que leva em consideração o fato de que, na maioria das formas de póquer, o último jogador ocupa uma posição de vantagem. Ser o último significa que o jogador possui mais informações disponíveis para decidir se vai pedir mesa, apostar, aumentar ou desistir.

Posição inicial:

A posição de um jogador numa ronda de apostas, na qual o jogador deve agir antes dos outros jogadores da mesa (normalmente considerados os dois jogadores sentados à esquerda dos jogadores que fizeram as Apostas Blind).

Pote:

O valor acumulado de fichas no centro da mesa, sendo disputado pelos jogadores ativos na mão.

Pote lateral:

Um pote separado disputado pelos jogadores ativos restantes, quando um ou mais jogadores estão em All-in.

Poucas fichas:

As últimas fichas de um jogador.

Primeiro:

O primeiro jogador a apostar numa ronda de apostas.

Push:

Quando, no final de uma mão, o Croupier empurra as fichas do pote para o jogador vencedor. Além disso, quando os Croupiers se revezam noutras mesas

Q

Quadra:

Quatro cartas do mesmo valor ('Four of a Kind').

Qualifier:

Em jogos com jogos de póquer hi-lo, é uma exigência que a mão baixa deve cumprir para ganhar o pote.

R

Rake:

A pequena soma em dinheiro que o casino subtrai do pote de um jogo. O rake baseia-se no valor total do pote do jogo depois de cada ronda de apostas.

Rap:

Quando um jogador bate na mesa indicando que pediu mesa.

Blind raise:

Quando um jogador aumenta sem olhar para sua mão.

River:

A quinta e última carta da mesa, virada no centro da mesa, num jogo de Hold'em ou Póquer Omaha . Também conhecido como Terceira carta.

Rocha:

Um jogador considerado bastante conservador, que normalmente aposta ou aumenta apenas quando tem uma mão bem forte.

Ronda de apostas:

O período durante um jogo de póquer no qual os jogadores têm a oportunidade de desistir, apostar, pedir mesa ou subir. Cada ronda de apostas termina quando a última aposta ou aumento for pago ou quando todos os jogadores, menos um, tiverem desistido das suas mãos.

Rounders:

Consulte 'Hustlers'. É também o nome de um filme popular sobre póquer com Matt Damon e Ed Norton.

Royal Flush:

Uma mão de póquer com Straight Flush formado por A-K-Q-J-10. É a mão de maior valor possível no póquer.

S

Sacar:

Sair de um jogo e converter as suas fichas em dinheiro.

Sair:

Desistir.

Seguida baixa:

Um Straight Flush de ás a cinco (A-2-3-4-5).

Segundo par:

Em jogos com flop, quando um jogador forma um par usando a segunda carta de maior valor nas cartas da mesa juntamente com uma das cartas da mão.

Sentar:

Participar de um jogo de póquer e tornar-se um Jogador ativo.

Sequência:

Uma mão de póquer formada por 5 cartas consecutivas, como 9-10-J-Q-K.

Sequência baixa:

Uma mão de póquer formada por Straight de A-2-3-4-5.

Sequência de mão:

Formar um Inside Straight.

Sequência máxima:

Uma mão de póquer formada por um Straight de ás maior (10-J-Q-K-A).

Small Blind:

Uma aposta inicial obrigatória, nos jogos de Póquer Hold'em e Omaha , colocada pelo jogador imediatamente à esquerda do Croupier, no sentido dos ponteiros do relógio. O small blind é igual à metade da aposta mínima da mesa. Por exemplo, numa mesa de €10-20, o small blind seria de €5.

Sólido:

Um jogador conservador, mas bom.

Straight Flush:

Uma mão de póquer formada por 5 cartas consecutivas do mesmo naipe, por exemplo, 8-9-10-J-Q de espadas.

Subir:

Aumentar o valor de uma aposta feita anteriormente por um jogador.

Subir:

Aumentar em resposta a um aumento anterior.

T

Teto:

Fazer o último aumento da ronda de apostas, baseado no número máximo de aumentos permitidos por ronda de aposta no respetivo jogo de póquer.

Texas Hold'em:

Outro nome para o Hold'em, o jogo de póquer mais popular.

Tirar a sorte:

A melhor mão possível no contexto de uma mão específica e seu potencial. Por exemplo, no Póquer Hold'em , um jogador que tivesse K-J tiraria a sorte se o flop trouxesse 9-10-Q. No contexto das cartas fechadas do jogador, o straight 9-10-J-Q-K seria a melhor mão possível.

Torneio Satélite:

Um pré-torneio oferecido (relacionado ao torneio principal) sem buy-in ou com um buy-in muito reduzido. Aos vencedores dos Torneios Satélites são oferecidas inscrições gratuitas no próximo nível do torneio ou no torneio principal.

Trinca de dez:

Três cartas de dez.

Trio:

Três cartas do mesmo número ou valor ('Trinca').

Trio:

Três cartas do mesmo valor.

Turn:

A quarta carta da mesa, virada no centro da mesa, num jogo de Póquer Hold'em ou Omaha . Também conhecido como Segunda carta.

U

Última posição:

A posição de um jogador numa ronda de apostas, na qual o jogador deve jogar após a maioria dos outros jogadores da mesa (normalmente considerados os dois jogadores sentados à direita do Croupier).

V

Várias mãos:

Quando um jogador participa em mais do que uma mesa de póquer de cada vez e joga várias mãos, simultaneamente.

Ver:

Pagar uma aposta anterior.

Voltar ao início