Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.


Já por diversas vezes nos debruçámos aqui, no blog da 888 Poker, sobre baralhos de cartas o que, obviamente, não deixa de ser natural já que as cartas são uma das principais ferramentas imprescindíveis para uma partida de jogos de poker ter lugar. Ainda assim, poker é apenas um de uma enormidade de jogos que podem ser jogados com um baralho de cartas e neste artigo vamos falar sobre o Copas.

Índice

  1. Cartas
  2. Copas: O Jogo
  3. Definições
  4. Como Jogar
  5. Estratégia

Cartas

As cartas, que se supõem ter sido inventadas no século XII na China, são organizadas em baralhos e o mais utilizado em todo o Mundo é, com certeza, o denominado baralho Inglês de 52 cartas. É aquele que usamos para jogar poker e aquele usado para jogar uma esmagadora maioria dos jogos de cartas mais famosos. Ainda assim, não é o único baralho existente. Existem, entre outros, o baralho Francês Tradicional (56 cartas), o baralho Espanhol (40 ou 48 cartas), baralho de Tarot (78 cartas), baralho de UNO (108 cartas), baralho de Magic (60 cartas) etc.

As 52 cartas do baralho Inglês são divididas em quatro naipes, conhecidos por Copas e Ouros (naipes vermelhos), Espadas e Paus (naipes pretos). Cada um desses grupos é compreendido por treze cartas das quais nove são números e quatro são figuras. As cartas são sempre organizadas do Ás ao Rei (K): A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K. Aquelas que não são numeradas são conhecidas por Ás (A), Valete (J), Dama (Q) e Rei (K).

Crê-se que, tendo em conta a época em que as cartas foram inventadas e ganharam mais preponderância, os naipes simbolizem cada uma das quatro classes sociais da Idade Média. Assim, cada um deles representa:

•    Ouros: as finanças e a monarquia;
•    Espadas: o exército ou a nobreza;
•    Copas: a igreja ou o clero;
•    Paus: os agricultores ou a classe camponesa das sociedades feudais.

Copas: O Jogo

copas

É no naipe vermelho que representa o clero que nos vamos focar neste artigo. Mais concretamente, no jogo que adotou o nome do naipe em questão, Copas. 

Com diversas variantes, é um jogo que pode ser jogado por quatro, cinco ou seis jogadores, mas que, preferencialmente, deverá ser jogado por quatro. Este jogo ganhou uma enorme fama porque é um dos jogos incluídos nas diversas versões do Sistema Operativo para computadores Windows, desde a 3.1, lançada em 1992 que, para além do Copas, incluía o Solitário e Minesweeper.

De forma a facilitar a leitura, vamos sempre considerar uma partida de quatro jogadores a jogar a variante incluída no Windows que é aquela mais jogada em todo o Mundo. 

Apesar do seu nome, este jogo usa todas as 52 cartas do baralho inglês e cada jogador tem direito a treze cartas que são distribuídas, uma a uma, no sentido dos ponteiros do relógio. No final, ao contrário de grande parte dos jogos, o objetivo é conseguir ser o jogador com o menor número de pontos.

Definições

•    Jogo - um conjunto de partidas que termina quando algum jogador atinge 50 pontos, e quem tem menos pontos vence;
•    Partida - uma sequência de 13 rodadas;
•    Rodada - uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta;
•    Monte de cada jogador - cartas que o jogador acumula ao jogar a carta mais alta da rodada. Serão usadas na contagem ao fim da partida;
•    Carta mais alta - a carta de maior valor do naipe. A ordem das cartas é a seguinte, da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A;
•    Seguir o naipe - jogar uma carta do mesmo naipe da primeira carta da rodada;
•    Dama negra ou Miquilina - É a carta 12 de espadas. Esta carta vale 13 pontos.

Como Jogar

Após a já referida distribuição das 52 cartas pelos quatro jogadores, cada um tem de escolher 3 cartas para passar a um adversário. Na primeira rodada, passa para a esquerda, na segunda para a direita, na terceira para o jogador da frente e na quarta não se passam quaisquer cartas recomeçando essa prática à 5ª rodada e por aí em diante.

Após esta troca, o jogador que dá início à ação na primeira rodada é aquele que segura o 2 de paus e é obrigado a jogar essa carta. A ordem da rodada segue, tal como na distribuição, o sentido dos ponteiros do relógio e os jogadores têm de jogar, sempre que possível, uma carta do mesmo naipe que a primeira carta da rodada. Aquele que jogar a carta maior do naipe original da rodada, recolhe as cartas e coloca-as no seu monte e é o primeiro a lançar uma carta na rodada seguinte.

Não podem ser jogadas quaisquer cartas de copas até um destes dois cenários se verificarem:

  1. Um jogador não tem uma carta do naipe da primeira carta jogada nessa rodada;
  2. Um jogador apenas tem cartas de copas na sua mão.

O final da partida, obviamente, tem lugar quando nenhum jogador tem cartas na sua mão e é, nessa fase, que se procede à contagem dos pontos da seguinte forma:

Cartas de copas: 1 ponto cada
Dama de espadas: 13 pontos

Rodadas exatamente iguais repetem-se até que um jogador atinja 100 pontos. Quando tal acontece, o jogador com menos pontos vence o jogo.

Acertar na Lua (Shoot the Moon)

Esta é a jogada que todos procuram conseguir no Copas. É uma jogada arriscada, mas que, quando funciona, é bastante satisfatória e benéfica para o jogador. 

Consiste em conseguir capturar todas as cartas de copas do 2 até ao A e ainda a dama de espadas. Basicamente, conseguir colocar no nosso monte todas as cartas que dão pontos numa determinada rodada. Caso consigamos, no final da rodada ficamos sem pontos e cada um dos nossos adversários recebe 26 pontos.

Estratégia

Apesar de Copas ser um jogo individual, jogar em equipa pode ser bem pensado e, por vezes, até necessário, principalmente quando se suspeita que um jogador está a tentar acertar na lua. Olhando o jogo por esse prisma, por vezes é melhor levar a dama de espadas do que ver um jogador acertar a jogada máxima e distribuir 26 pontos por todos os restantes jogadores.  

Caso sejamos líderes, a melhor estratégia é jogar cartas de espadas abaixo da dama para forçar a dama de espadas a ser jogada e alargar, ainda mais, a sua liderança.

É importante, ainda, ter o seguinte em consideração:

•    É ideal ficar sempre com cartas baixas de espadas quando passarmos as cartas;
•    De forma a evitar que um oponente acerte na lua, devemos sempre passar uma copa baixa garantindo, assim, que reduzimos em mais de 90% as hipóteses desse jogador acertar na lua;
•    Jogar as cartas altas no início do jogo, quando for mais provável que os adversários tenham cartas no mesmo naipe e sejam obrigados a utilizá-las ao invés de copas ou da dama de espadas;
•    Quando estamos a passar cartas, devemos tentar ver-nos livres de copas e da dama de espadas.

Estas dicas serão um bom primeiro passo para dominar este jogo que, tal como o poker, é mais difícil e estratégico do que parece. É por isso que o vemos como um excelente jogo para exercitar a mente pré-sessão de poker ou relaxar jogando com os amigos online ou offline.
 

Amante e jogador de poker, Frederico traz temas de interesse sobre a modalidade para o nosso blog. Artigos sobre estratégia, dicas, notícias ou simples curiosidades marcarão presença assídua aqui, na 888Poker.